quarta-feira, 18 de maio de 2011

Percepções - 2a parte - Acessibilidade em Vancouver

Uma coisa diferente, aqui de Vancouver, que vale a pena comentar, é o respeito com que as pessoas com  deficiência são tratadas. Todas, absolutamente, todas as calçadas são acessíveis. Além disso, o transporte público é preparado para receber cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.  E não é uma coisa fake, para ser politicamente correto, é pra valer!

Aqui os cadeirantes e os idosos, com o seu andador, estão por todas as partes. Eles não estão confinados dentro de casa, como em outros lugares do mundo (pra não ser tão específica).

 Hoje mesmo, indo para a escola, presenciei uma cena inédita para mim. O onibus parou para uma cadeirante entrar. Nesse momento, todos que estão no veículo se movimentam para facilitar as coisas. O motorista sai do seu lugar e vai organizar a situação. Depois, ele coloca o cinto de segurança na moça e pergunta em que ponto a pessoa vai descer, para que ela não tenha a preocupação de dar o sinal. E, na hora de sair, mesma coisa. O motorista para o ônibus, sai do seu lugar, tira o cinto de segurança e ajuda a pessoa a desembarcar.

Isso tudo aconteceu hoje, às 8h45 da manhã. Hora do rush aqui. E durou bem uns 10 minutos. E você pensa que alguém fez cara feia, reclamou, olhou no relógio com pressa? Nada... As pessoas continuaram conversando normalmente.

Para mim foi enriquecedor presenciar um momento de tanto respeito com o outro. Esse é outro aprendizado que vai na bagagem para o Brasil.

Um comentário:

  1. E a cada post tenho mais vontade de conhecer o Canadá..... respeito é tudo de bom e todos merecem!!!

    ResponderExcluir