sexta-feira, 20 de maio de 2011

Percepções - última parte - Engajamento

Pra terminar a  minha minissérie de macro percepções sobre esse País tão especial que é o Canadá, vou falar da minha admiração pelo engajamento do povo daqui.

A primeira coisa que me chamou atenção nesse sentido foi a bonita relação que o morador de Vancouver tem com o Canucks, o time de hóquei da cidade.

Quando cheguei não entendia porque todos os ônibus da cidade tinham a frase: "Go Canucks! Go Canucks" em seus letreiros, além dos nomes dos destinos. Depois de algum tempo, minha host mother me explicou que aqui em Vancouver todos os moradores torcem para o mesmo time e que a rivalidade existe apenas entre cidades. De fato, quando há jogo, tudo pára, tipo Copa do Mundo pra nós, brasileiros. E isso é tão bacana e mexe tão positivamente com as pessoas que até eu, apesar de achar hoquei muito agressivo, tornei-me uma torcedora do Canucks.

Só para ilustrar, olha só como ficam os ônibus em dia de jogo: embalados de Canucks

Outra evidencia do engajamento é uma campanha de uma fundação de combate ao câncer, representada por um broche em formato de flor. Acredite ou não, homens e mulheres aderiram e usam diariamente, bem à mostra, sem nenhum preconceito ou pudor a seguinte florzinha:

Por fim, na semana passada, um cãozinho foi capturado por uma águia e jogado de muitos metros de altura. Felizmente, o pobre animal sobreviveu, mas, a cidade toda (talvez o País) ficou comovido com a situação e muitas pessoas se candidataram a adotar o cachorrinho.

Essas três situações demonstram que o canadense, além dos problemas pessoais, encontra tempo para de dedicar, ou ajudar algumas causas.

Alguns podem encarar isso como perda de tempo, mas, não é. Para mim, isso que eles fazem é dar exemplo o tempo todo para as gerações futuras e, assim, garantir a continuidade dessa atmosfera positiva que paira por aqui por muitos e muitos anos.  

Um comentário:

  1. Amiga, como a vida passa rápido, não? quando penso no tempo consigo apenas lembrar de um poema de Mário Quintana, que diz:

    A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
    Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
    Quando se vê, já é sexta-feira…
    Quando se vê, passaram 60 anos!
    Agora, é tarde demais para ser reprovado…
    E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,eu nem olhava o relógio seguia sempre em frente…
    E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.


    Incrível! Estou muito, mais muito feliz que esteja retornando e com tanta história linda pra contar... a vida é simples assim... feita de detalhes valiosos os quais levaremos para sempre em nosso coração!!! Te vejooooooooooooooo, uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu. Saudadeeeeeeeeeeeeee. beijão e , mais um avez, parabéns... pela superaçao, por toda a lição e ainda, por tudo, ser feliz e nos proporcionar tanta felicidade!

    ResponderExcluir